Edições Antigas >> Edição n° 10 >> Matérias >> Alternativas - Acupuntura

A mais frequente pergunta que as pessoas fazem: Em que a Acupuntura me pode ser útil? Ela dói ? Antes de nós respondermos a essas perguntas, gostaríamos de falar um pouquinho do histórico da Acupuntura.

A Acupuntura teve início a milhares de anos. O primeiro livro que se tem notícia é um livro chamado Nei King, que é da época do Imperador Amarelo. A dinastia do Imperador Amarelo, reinou, na China, no período entre 2.800 a.C. a 2.700 a .C., nesse livro ele trata sobre o assunto Acupuntura. Naquela época não havia médicos, mas sábios . Então, o Imperador Amarelo interrogava o sábio sobre o que era Acupuntura e para que servia. O sábio explicava e o escrivão tomava nota. Dessa forma se formou a 1a obra sobre Acupuntura, nesse livro eles comentam que a Acupuntura já existia há milênios. Se nós formos bem simplistas, dois milênios antes da data desse primeiro livro, por isso que vocês ouvem dizer que ela existia já há no mínimo há 5.000 anos.
A Acupuntura é a arte de inserir agulhas. De que forma ela atua? Façamos uma analogia com o computador, no computador você tem o teclado, para que serve o teclado? Para se obter informações, mandar comandos para a CPU. E quem vai processar as informações, fazer as coisas, é a CPU . O teclado somente tem o objetivo de informar o computador, da mesma forma a Acupuntura (ACP), vai através da inserção de agulhas no corpo, informar o cérebro, e o cérebro é que vai executar as ordens. Assim obteremos uma resposta desse estímulo, um estímulo altamente específico.