Edições Antigas >> Edição n° 10 >> Matérias >> Alternativas - Acupuntura

Então é muito importante saber em que fase que está, pois é diferente você tratar um ombro que está em fase energética, onde a cura é rápida, e uma dor que já está com comprometimento funcional, na qual o indivíduo já não consegue levantar o braço, ou já numa fase orgânica que em medicina se chama de ombro congelado, com perda de movimento, desta forma em cada fase o tratamento vai ser diferenciado.
Outra pergunta freqüente é: quanto tempo eu vou ter que fazer Acupuntura? Se eu estou tratando um paciente que se encontra na fase energética a cura é mais rápida, se ele está na funcional é mais demorada, e na fase orgânica vai depender muito de quando o processo se instalou. A Medicina Tradicional Chinesa diz que a cura de um sintoma energético ou funcional se dá em 100% dos casos, e na fase orgânica ela depende de quando começou. Como estatística, nós podemos dizer ao redor de 40%. Portanto exemplificando, uma artrose que começou até 2 anos, nós podemos curar, passou disso já fica difícil a cura, já existe um processo orgânico destruído, toda vez que tiver destruição de estrutura, fica difícil poder curar.
Um outro exemplo para mostrarmos que Acupuntura não só funciona para dor que podemos citar são as alterações hormonais. Por exemplo um indivíduo que tem um hipertiroidismo ou um hipotiroidismo, na verdade a Medicina Chinesa está falando em que existe o hipotiroidismo de origem Yin, e o hipertiroidismo de origem Yang, no hipertiroidismo existe um excesso de energia Yang, enquanto que no hipotiroidismo existe falta de energia Yin.